Opções de inscrição

CURSO INTERNO 

DIVERSIDADE E SAÚDE DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+   

Área: Humano Social  

Macro: Humanização 

Tema: Assistência Multiprofissional

PÚBLICO ALVO: todos os servidores da FHEMIG 

CARGA HORÁRIA: 5 Horas

OBJETIVO GERAL: Capacitar os servidores em relação às terminologias pertinentes a comunidade LGBTQIAPN+ e às abordagens nos serviços de saúde. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  

  • Esclarecer os construtos de sexo, identidade de gênero e orientação afetivo – sexual; 

  • Conhecer os direitos e políticas públicas (avanços e desafios) relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+; 

  • Orientar os servidores para acolher, atender e encaminhar as demandas desta comunidade. 

 

DOCENTES: 

Vênus Drubscky - sexólogo e educador sexual, formado em ciências biológicas, com especialização em educação em sexualidade. Atualmente ocupa o cargo de educador social do Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids. 

 

Marcos Aurélio Fonsêca - Doutorando em Saúde Coletiva na FIOCRUZ - Instituto René Rachou. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É professor adjunto da UFMG e servidor efetivo, terapeuta ocupacional, no Hospital Eduardo de Menezes. Na Administração, atua como gestor público, tendo sido diretor geral do Hospital Cristiano Machado (2016-2020). Foi tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto Raul Soares por seis anos (2015-2021). 

  

Eduardo Ribeiro Mundim - Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), residência em clínica médica pelo Hospital Belo Horizonte (1988) e pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Fundação Lucas Machado - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990). Membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Trabalha com endocrinologia clínica em clínica privada e no ambulatório de atendimento à população transgênero do Hospital Eduardo de Menezes - FHEMIG. Preceptor do curso de pós-graduação em endocrinologia e metabologia do Hospital Belo Horizonte, reconhecido pela SBEM, de 1996 a 2021. Estuda a interface entre bioética/questões de gênero e teologia cristã. 

  

Andreia Jaqueline Guimarães dos SantosAssistente Social formada há 18 anos pela PUC Minas/BH. Especialização na área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela PUC/Paraná, 15 anos de experiência como Assistente Social, sendo dois anos de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência: sexual, física, psicológica e negligência; três anos como Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social da Prefeitura de BH; dois anos na Unidade da Secretaria Municipal de Saúde – UPA Barreiro. Atuação na área de Assistência Social como Educador Social e realização de análise socioeconômica (Isenção de IPTU). Atualmente, Assistente Social no Ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes. 

 CERTIFICADO: SIM (necessário o acerto de 60% das questões).

Curso desenvolvido pelo Hospital Eduardo de Menezes - HEM. 

 

Autoinscrição (Estudante)