EPAS (Atividades Profissionais Confiáveis) no PRM de Emergência Pediátrica: um exemplo de implantação do Ensino Baseado em Competências
Área: Assistencial.
Macro: Ensino e Pesquisa.
Tema: Reabilitação/Cuidados Paliativos.
Carga Horária: 2h.
Público-Alvo: Profissionais de saúde, com curso superior completo, vinculados aos Programas de residências, médicas e multidisciplinares, supervisores desses programas e multiplicadores desse conhecimento. Áreas de atuação (enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, odontologia.
Objetivo Geral: capacitar os servidores, principalmente os preceptores, e supervisores de programas de residência, exemplificando como colocar em prática o ensino baseado em competências e as EPAS em um programa de residência.
Objetivos Específicos:
-
Apresentar os conceitos de um currículo de um Programa de Residência baseado em competências;
-
Apresentar o passo a passo que foi realizado para a implantação desse modelo;
-
Apresentar um exemplo de como colocar em prática esses conceitos.
Conteúdo Programático:
-
Conceitos de um currículo de uma Programa de Residência baseado em competências e exemplos práticos;
-
Passo a passo para a implantação desse modelo.
Docente: Dr. Gabriel Gouveia de Aguiar
Especialista em emergência pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e especialista em pediatria pelo Hospital Metropolitano Odilon Behrens/MG. Supervisor do programa de residência médica em emergência pediátrica do Hospital Infantil João Paulo II/FHEMIG, professor de Medicina Baseada em Evidências e do Internato de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Plantonista do Hospital Metropolitano Odilon Behrens em Belo Horizonte/MG. Instrutor do curso POCUS no Centro de Treinamento Médico em Belo Horizonte/MG.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5624329410484224
Certificado: Sim (Emissão condicionada à aprovação na atividade avaliativa).