• Informações gerais

    PÚBLICO ALVO: 

    Residentes e Servidores Médicos e em área profissional de saúde da rede FHEMIG (Profissionais de Enfermagem e outros que realizam o contato direto com o paciente).

    CARGA HORÁRIA: 6 HORAS. 

    OBJETIVO GERAL:

    Fornecer uma base teórica introdutória e facilmente disponível para servidores e residentes participarem ativamente da prevenção e do controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

     OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

    • Aprender Conceitos básicos e Legislação relacionada à prevenção e controle de infecções

    • Conhecer as principais medidas de precaução e isolamento utilizados para diminuir a disseminação de microrganismos multirresistentes e/ou contagiosos no ambiente de assistência a saúde.

    • Conhecer a importância da higienização das mãos como a principal medida de controle de infecção no ambiente de assistência a saúde.

    • Conhecer as principais infecções hospitalares e discutir medidas para a sua prevenção.

    CERTIFICADO: SIM (Emissão de certificado condicionada à obtenção de nota mínima de 75% na avaliação.

    Limite de tentativas: 03 (três)

    DOCENTE:

    Dr. Flávio de Souza Lima: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Residência Médica em Clínica Médica (Hospital Luxemburgo - Instituto Mário Penna) e Infectologia (FHEMIG - Hospital Eduardo de Menezes). Médico Infectologista gerente da Gerência de Vigilância em Saúde/Administração Central/FHEMIG. Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Mário Penna (Hospitais Luxembrugo e Mário Penna). Infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Felício Rocho.