CURSO INTERNO 

WEBINAR: O USO DO CHATGPT NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 

 

Área:  

Macro:  

Tema:  

 

PÚBLICO ALVO: Servidores da FHEMIG vinculados aos Programas de Residências em Saúde (preceptores, tutores, supervisores e coordenadores), residentes médicos e das áreas de saúde. 

CARGA HORÁRIA: 2 HORAS.  

OBJETIVO GERAL: Sensibilizar os preceptores das Residências da Fhemig em inovações que podem contribuir com os cenários de práticas, programas e o processo de ensino-aprendizagem. 

OBJETIVO ESPECÍFICO:  

Apresentar conceitos básicos de inteligência artificial; 

Apresentar o ChatGPT e suas aplicabilidades para o ensino/docência; 

Exemplificar de forma prática e interativa a utilização do ChatGPT com os preceptores. 

 

PALESTRANTE: 

Antônio Carlos de Castro Toledo Junior - médico infectologista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1991, concluiu o mestrado em Saúde Pública pela UFMG em 1997 e o doutorado em Infectologia e Medicina Tropical na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, em 2008. Atualmente, sua carreira está focada na docência e na pesquisa em educação. Atua na Universidade Prof. Edson Antônio Velano (UNIFENAS) em Belo Horizonte, onde é pesquisador e professor adjunto. Foi Coordenador Geral da Medicina no Campus Belo Horizonte, responsável pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina. Atualmente, coordena o Internato de Atenção Integral à Saúde. É revisor convidado de seis periódicos nacionais: Revista Brasileira de Educação Médica, Cadernos de Saúde Pública, Brazilian Journal of Infectious Diseases, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Revista Panamericana de Infectologia e Revista Brasileira de Epidemiologia. Especialista em Medicina de Viagem (International Society of Travel Medicine) - Especialista em Infectologia (Sociedade Brasileira de Infectologia) - Especialista em Clínica Médica (Sociedade Brasileira de Clínica Médica). 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2192040830710780. 

 

 

CERTIFICADO: SIM (necessário o acerto de 60% das questões). 

 

 

Evento desenvolvido pela Coordenação de Residências em Saúde FHEMIG – CRS

CURSO INTERNO 

WEBINAR: INTEGRANDO DIFERENTES FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO RESIDENTE. 

Área:  

Macro:  

Tema:  

 

PÚBLICO ALVO: Servidores da FHEMIG vinculados aos Programas de Residências em Saúde (preceptores, tutores, supervisores e coordenadores), residentes médicos e das áreas de saúde. 

CARGA HORÁRIA: 2 HORAS.  

OBJETIVO GERAL: Capacitar os preceptores das Residências da Fhemig em modelos/instrumentos de avaliação por competências dos residentes, e utilizar os dados no processo de certificação final do residente. 

OBJETIVO ESPECÍFICO:  

  • Instrumentos de avaliação em cenário real; 

  • Análise integrada das avaliações; 

  • Tomada de decisão certificativa. 

 

PALESTRANTE: 

Alexandre Sampaio Moura - Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestre em saúde pública pela Columbia University (2001) e doutor em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor na Faculdade Santa Casa BH onde faz parte do Núcleo Docente Estruturante de diferentes cursos de graduação e desenvolve atividades como docente e pesquisador na pós graduação stricto sensu. Atua também como professor da pós-graduação em Ensino em Saúde na Universidade Prof. Edson Antônio Velano/Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS/FETA). No campo da educação médica, desenvolve pesquisas em desenho de currículo, avaliação de competências/atividades profissionais confiáveis e raciocínio clínico. Na infectologia as pesquisas são na linha de HIV/aids, hepatites virais, leishmaniose e arboviroses.

 

CERTIFICADO: SIM (necessário o acerto de 60% das questões). 

 

 

Evento desenvolvido pela Coordenação de Residências em Saúde FHEMIGCRS